Autor(es):Crystian Danny da Silva Castro, Odailso Sinvaldo Berté
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:DANÇANDO EXPERIÊNCIAS: QUANDO PROCESSOS ARTÍSTICOS SÃO PEDAGÓGICOS
DANCING EXPERIENCES: WHEN ARTISTIC PROCESSES ARE EDUCATIONAL
Resumo: 
 Este estudo busca compreender como processos de criação em dança podem ser educacionais mediante a valorização das experiências dos alunos- dançarinos. Essa pesquisa faz parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e se desenvolve em um processo de criação que, inspirado nos procedimentos criativos da coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009), enfatiza as experiências e histórias de vida dos alunos-dançarinos integrantes do grupo focal da pesquisa. Esse processo artístico é compreendido como pedagógico pois, ao trabalhar com as experiências dos sujeitos, abre possibilidades de modificar a relação desses corpos com essas experiências, dilatando suas autonomias criativas e seus modos de fazer-pensar dança.
 

This study seeks to understand how processes of creation in dance can be educational, through the enhancement of the experiences of students-dancers. This research is part of a Work of Completion of Course (WCC), the course of the Degree in Dance at the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), and develops in a process of creation that, inspired by the creative procedures of the german choreographer Pina Bausch (1940-2009), focuses on the experiences and life stories of the students-dancers members of the focus group research. This artistic process is understood as pedagogical because, when working with the experiences of the subject, opens possibilities to modify the relationship of these bodies with these experiences, dilating their autonomy and their ways of doing-think dance.
Fazer download