Autor(es):Fernanda de Souza Almeida, Jéssica Tavares de Faria, Letícia Abreu Fonseca, Renata de Lima Silva
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:CORPOPULAR NA ESCOLA: UM ENCONTRO ENTRE A DANÇA, O BRINCAR E A RUA
CORPOPULAR AT SCHOOL: A MEETING BETWEEN THE DANCE, THE PLAY AND STREET
Resumo: 
 As ações do projeto Corpopular na escola se desenvolveram no 2o semestre de 2015 e objetivou abordar a dança com crianças entre 7 e 10 anos de idade, estudantes do CEPAE, por meio do encontro entre jogos tradicionais da cultura popular infantil e a dança de rua. Essa inusitada conexão foi previamente explorada pelos mediadores do projeto nas Oficinas experimentais para formação de professores e teve como referência as discussões realizadas por Silva (2011) e Lima e Silva (2014) e, como base metodológica os estudos labanianos (LABAN,1978). Deste modo, este artigo pretende relatar como essas aproximações aconteceram refletir sobre o processo identificando os aprendizados para uma formação docente emancipatória e dar visibilidade as ações do projeto no ensejo de estimular diversas formas de pensar/fazer a dança na escola, contribuindo com as recentes Políticas Públicas em Educação e a crescente produção acadêmica na área.
 

The actions of Corpopular school project developed in the 2nd half of 2015 and aimed to bring the dance of children between 7 and 10 years old, enrolled in the Applied Research and Education Center for Education, through the encounter between traditional games of childhood and popular culture street dance. This bold connection was previously exploited by the mediators of the project in experimental workshops for training of teachers and was inspired by the studies Silva (2011), Lima e Silva (2014) and Laban (1978). In this context, this article aims to describe how these approaches have happened reflect on the process identifying learnings to an emancipatory teacher training and give visibility to the project actions on the opportunity to stimulate different ways of thinking/doing dance in school, contributing to the recent Public Policy in Education and the growing academic production in the area.
Fazer download