Autor(es):Rosana Aparecida Pimenta
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:TRAJETÓRIA DA ARTE/DANÇA: DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA À FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR
TRAJECTORY ART / DANCE: DISCIPLINE OF ARTISTIC EDUCATION TRAINING IN HIGHER EDUCATION
Resumo: 
 Apresento algumas das nuances que constituem a formação para a docência em Arte/Dança no Brasil, no intuito de mostrar o deslocamento do ensino da arte, que num primeiro momento constituiu um modus operandi para o ensino das Belas Artes e que na atualidade é compreendida como área de conhecimento no ensino formal. Abordo esse percurso a partir de algumas das tendências de pensamento presentes e que se destacam no universo das Artes Visuais, por apresentar uma trajetória mais longa e estruturada do que a do ensino de dança no contexto brasileiro. Este trabalho faz parte da pesquisa de doutorado Arte, Cultura e Educação e a Formação do Professor em Dança desenvolvida por mim no Instituto de Artes da Unesp que concretizada como um Estudo de Caso, recorreu a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Dança – Licenciatura da UFV com referência na sociologia do francês Pierre Bourdieu.
 

I present some of the nuances that are training for teaching in Art/Dance in Brazil, in order to show the displacement of art education, which at first was a modus operandi for the teaching of Fine Arts and at present is understood as a field of knowledge in formal education. I approach this trajectory some of the thought trends present and stand out in the world of Visual Arts, to present a sedimented trajectory and structured than the dance education in the Brazilian context. This work is part of a PhD research Art, Culture and Education and the Teacher Training in Dance performed by me at the is a case study that used the documentary analysis of the Educational Project Dance Teacher Training Course of UFV. The study has reference in the sociology of French Instituto de Artes da Unesp . This Pierre Bourdieu.
Arquivo não disponível para download