Autor(es):Arilma de Sousa Soares
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:PIBID DANÇA: PARTILHA DE SABERES
PIBID-DANCE: SHARING KNOWLEDGE
Resumo: 
 O objetivo dessa comunicação é apresentar partilha de saberes dos docentes envolvidos no PIBID-DANÇA em duas escolas públicas de Natal no Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um recorte da pesquisa em desenvolvimento no programa de pós-graduação em dança/UFBA. O que move na investigação é a busca para entender em que medida as estratégias elaboradas na mediação de saberes do PIBID potencializam, de fato, a formação dos docentes e se é possível reconhecer pistas de políticas de cooperação no processo de ensino/aprendizado. Tais problematizações são frutos das inquietações potencializadas no período em que houve atuação de minha parte como supervisora do projeto PIBID-DANÇA-UFRN, neste sentido, reflete ainda sobre a pesquisa científica a possibilidade de servir como instrumento de reflexão para o professor na sua rotina diária em sala de aula. Sendo assim, contemplam alguns dos objetivos do programa institucional de iniciação a docência (PIBID) acerca da formação inicial e continuada. Para tanto, iremos dialogar com autores de diferentes áreas do conhecimento, tais como: SENNET (2012), ASSMANN (2004), MATOS (2011) e TARDIF (2002).
 

The goal of this communication is to present knowledge shared by the faculty involved in the PIBID-DANCE of two public schools of Natal city. The text is part of the research in development for the graduate program in dance at the Federal University of Bahia (UFBA). What drives the research is the intention to understand in which actions the strategies of PIBID’s knowledge potentiate, indeed, the training of the faculty, and if it is possible to recognize traces of cooperative politics in the process of teaching/learning. Such problematics are fruits of concerns triggered during the period I acted as a supervisor for the PIBID-DANCE-UFRN (Federal University of Rio Grande do Norte). In this sense, the research shall reflect as a tool for the professor in the daily routine in the classroom. Therefore, it features some goals of the institutional program of the faculty initiation (PIBID), about the prior and continued training. Thus, we will dialogue with authors of different areas of knowledge, such as SENNETT (2012), ASSMANN (2004), MATOS (2011) e TARDIF (2002).
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