Autor(es):Beth Rangel
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:UM PENSAMENTO EMANCIPATÓRIO QUE BROTA DO CORPO
AN EMANCIPATORY THOUGHT THAT EMERGE BODY
Resumo: 
 O Curso de Licenciatura de Dança da UFBA estabeleceu em 2001 o marco inicial de uma experiência de ensino-aprendizagem de caráter transdisciplinar, ponto de partida de ampla reforma curricular. Como resultado do trabalho coletivo de professores, delineou-se uma nova configuração matricial organizada em módulos interdisciplinares, onde conteúdos diversificados passaram a se constituir em componentes curriculares básicos, específicos e/ou complementares para o Curso de Licenciatura em Dança. Após quinze anos de trabalho observa-se que este currículo, com itinerários multirreferenciais, cobra um compromisso dos seus professores a atuarem como articuladores e mediadores de interesses e expectativas na perspectiva da socialização dos seus saberes, em direção a uma educação emancipatória.
 

The UFBA Dance Degree Course established in 2001 the initial framework of a transdisciplinary nature of teaching and learning experience, starting point of comprehensive curriculum reform. As a result of the teachers collective work, a new matrix configuration was organized into interdisciplinary modules, diversified content has now constituted basic, specific and/or complementary curriculum components to the Dance Degree. After fifteen years of work it is observed that this curriculum with multirrefencials itineraries, charges a commitment of their teachers to act as mediators and articulators of interests and expectations in perspective of the socialization of their knowledge towards an emancipatory education.
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