Autor(es):Eleonora Campos da Motta Santos, Daniela Llopart Castro
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:PRODUÇÃO EM DANÇA NA GRADUAÇÃO: MEMORIAL E MONOGRAFIA COMO PROPOSTAS COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO
DANCE PRODUCTION IN GRADUATION COURSE: MEMORIAL AND MONOGRAPH AS COMPLEMENTARY PROPOSALS IN TEACHER EDUCATION
Resumo: 
 Apresentam-se considerações sobre propostas de ensino para as disciplinas de Montagem do Espetáculo e Trabalho de Conclusão no Curso de Dança-Licenciatura da UFPel (RS). A reforma curricular de 2013 escolheu promover, de forma equânime e dialógica, a formação pedagógica, artística e científica do licenciando. A finalização dos citados componentes curriculares acontece via produção de obra coreográfica e de monografia científica, respectivamente. A escrita de memorial, na Montagem do Espetáculo, e de monografia, no Trabalho de Conclusão de Curso, são aqui apresentadas como estratégias capazes de promover exercício individualizado e, ao mesmo tempo, complementar das escritas poética e científica, tornando o licenciando mais hábil e mais apto a construir produções potentes a serem legitimadas como produções autônomas e emancipadas do campo acadêmico da Dança. Toma-se como referência a experiência nas disciplinas em 2016/1, em diálogo com autores da filosofia e sociologia da ciência e da metodologia de pesquisa em Artes.
 

This paper aims at discussing teaching proposals to be applied to the college disciplines called Staging a Show and Final Term Paper present at Dance Graduation Course at UFPel (RS/Brazil). In 2013 the curriculum reform chose to promote, in anequitable and dialogistic way, pedagogical, artistic and scientific teacher education programs. The conclusion of these curriculum components would just happen after the production of a choreographic work and a scientific monograph. Writing a memorial at Staging a Show and a monograph at Final Term Paper are presented as strategies to promote individual and complementary exercise in poetic and scientific writing. The students would become more skillful to write powerful productions to be legitimated as autonomous and emancipated productions of the academic field of Dance. The experience in these disciplines in the first semester 2016 was taken as reference, besides works of philosophy and sociology of science and research methodology in Arts.
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