Autor(es):Francisco Roberto de Freitas
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:CORDÃO GRUPO DE DANÇA: 10 ANOS DE ARTE E EDUCAÇÃO (2005-2015)
CORDÃO DANCE GROUP: 10 YEARS OF ART AND EDUCATION (2005-2015)
Resumo: 
 Composto por estudantes e egressos da Escola Municipal Professor João Porfírio de Lima Cordão, localizada nos arredores de Teresina - Piauí, o Cordão Grupo de Dança vem, desde 2005, destacando-se por meio de um trabalho que alia o fazer artístico a um pensamento educativo e de inclusão. O foco central que motiva o presente estudo vem do fato de se perceber a dança como um potente meio de intervenção na própria experimentação da vida. Através de relatos sobre: corpo e comunicação (KATS GREINER, 1998), dança-educação (FREIRE, 2001), memória corporal (NAVAS, 2009), dentre outros, acredita-se que, por meio da dança, é possível produzir um corpo com novas possibilidades de interação com a contemporaneidade. A partir do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (PPG-CEN/UnB) proponho aqui parte de um estudo cartográfico, metodologia baseada em Gilles Deleuze e Félix Guattari (2014). Início da pesquisa - agosto de 2015.
 

Cordão Dance Group is composed by students and graduates of the Teacher João Porfírio de Lima Cordão Municipal School, located on the suburb of Teresina-Piauí and it has been highlighting art and educational scene, since 2005,through a work that allies the artistical to educational and inclusion thought. The central focus that motivates this study comes the fact perceive dance as a powerful means of intervention in itself experiencing life. Through reports: body and communication (KATS GREINER, 1998), dance-education (FREIRE, 2001), body memory (NAVAS, 2009), among others, it is believed that through dance, it is possible to produce a body better interacting with contemporaneity. the Pos-Graduate Program in Performing Arts at the University of Brasilia (PPG- CEN/UnB) I propose here a fragment of a cartographic study, methodology based on authors: Gilles Deleuze and Felix Guattari (2014). The research begun in August 2015.
Fazer download