Autor(es):Jussara Sobreira Setenta, Giorrdani Gorki Queiroz de Souza
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:MÉTODO DE TREINAMENTO INDIVIDUAL EM DANÇA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA
INDIVIDUAL TRAINING METHOD IN DANCE: REPORT OF A SHARED EXPERIENCE
Resumo: 
 Este trabalho relata os desdobramentos da experiência compartilhada vivenciada por dois mestrandos vinculados ao tirocínio docente do mestrado em dança da UFBA. Levantar a discussão sobre os procedimentos e princípios adotados enquanto escolhas didática e metodológica para ministrar o componente curricular DAN001-Método de Treinamento Individual, pareceu indicativo propositivo importante enquanto relato de uma experiência pedagógica emancipatória. A decisão de enfatizar o trabalho com princípios se configurou enquanto opção que flexibilizaria a experiência dos alunos e permitiria que, baseando-se nos princípios apresentados, pudessem fazer escolhas próprias no momento de planejar suas práticas individuais. Os princípios organizaram-se em três perguntas-eixos: o que se move como se move e onde se move. Trabalhados de maneira interrogativa, tais eixos puderam oferecer pistas para escolhas de práticas corporais pertinentes a um treinamento individual em dança. Entre os princípios partilhados estão alguns do treinamento físico, da fisiologia do exercício, das práticas de educação somática e do método Laban/Bartenieff.
 

This paper describes the unfolding of a shared experience lived by two students pursuing the Master’s Post Graduation program in dance at UFBA. The discussion about the procedures and principles adopted as didactic and methodological choices to teach the curricular component Individual Training Method (DAN001) seemed an important propositional indicative while reporting an emancipatory educational experience. The decision to emphasize our work on principlesup as an option that would adjust the students experience and allow, based on those principles, to make their own choices when planning their individual practices. The principles are organized into three themes-questions: What moves how it moves and it moves. Worked questioningly such axes could offer clues to choices relevant body practices to an individual training in dance. Among the shared principles are some of the physical training, exercise physiology, of somatic education practices and Laban / Bartenieff method.
Fazer download