Autor(es):Roselia Lobato Silva, Lúcia Helena Alfredi de Matos
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:OS DESAFIOS DO ENSINO DA DANÇA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
THE CHALLENGES OF DANCE EDUCATION IN PROFESSIONAL EDUCATION AND TECHNICAL: AN EXPERIENCE IN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
Resumo: 
 O presente trabalho trata de pesquisa em andamento (PPGDança- UFBA) que visa discutir a inserção do ensino da Dança como disciplina obrigatória nos currículos dos cursos técnicos ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Têm-se como sujeitos da pesquisa discentes e docentes do Instituto, através dos quais se pretende analisar as percepções sobre a contribuição da Dança na formação dos discentes dos cursos médios integrados ao técnico. Inserida no campo da pesquisa qualitativa, serão utilizados como procedimentos as entrevistas e o levantamento documental, referentes à implantação do IFMA e a inclusão do ensino das artes, bem como da linguagem dança nesse espaço educacional, buscando um entendimento do fenômeno como um todo na sua complexidade. O conceito de sociologia dos saberes, sustentado pelo autor Boaventura de Sousa Santos, abre espaço para articular as discussões em torno do objeto proposto aliado aos debates sobre a dança na educação.
 

This work is a research in progress (PPGDança - UFBA) that aims to discuss the teaching of dance inclusion as a compulsory subject in the curricula of technical courses offered at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IFMA. Institute students and faculty have been the research subjects through which it aims to analyze the perceptions of the dance contribution to the student’s formation in high school courses integrated into technical. ed in the field of qualitative research, as its procedures, it will be used interviews and documentation survey related to the implementation of the IFMA and the inclusion of arts education, as well as the language of dance in this educational space, seeking an understanding of the phenomenon as a whole in its complexity. The concept of sociology of knowledge, supported by Boaventura de Sousa Santos, opens space to articulate the discussions on the proposed object aligned with debates about dance education.
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