Autor(es):Kathya Maria Ayres de Godoy
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:SABERES EM DANÇA: POSSIBILIDADES DE RASGAR ESPAÇOS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EMANCIPADORA
KNOWLEDGES IN DANCE: POSSIBILITIES TO TEAR SPACES FOR EMANCIPATORY PROFESSIONAL FORMATION
Resumo: 
 O texto apresenta a atuação do Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação-GPDEE (certificado pelo CNPq) e vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - PPG/ARTES do IA/UNESP no desenvolvimento de projetos artísticos educativos para formação profissional dos que trabalham com dança. Tais projetos representam um eixo do qual pesquisas (iniciação científica, monografias, mestrados e doutorados) são gestadas transversalmente. Materiais didáticos (livros, video documentários, DVDs multimídia, propostas curriculares) são produzidos e usados na (trans)formação das pessoas (pesquisadores, educadores, artistas, estudantes, público) que integram essa rede que tem por essência o processo colaborativo. Alguns autores inspiram a reflexão do grupo como Schön, Wallon, Larrosa, Maturana, Gil, Souza Santos entre outros que oportunizaram criar e sistematizar o que nomeamos de saberes em dança usados na construção de um conhecimento sensível - termos cunhados pelos estudos do grupo (GODOY 2013) para área.
 

The text presents the work of the Research Group Dance: Aesthetics and Education-GPDEE (certified by CNPq) and linked to the Graduate Paulista State University of the Arts Institute of Arts Program - PPG / ARTS IA / UNESP in development educational art projects for vocational training of working with dance. These projects represent an axis which research (scientific research, monographs, masters and doctoral degrees) are gestated across. Teaching materials (books, documentary video, multimedia DVDs, curriculum proposals) are produced and used in the (trans) formation of people (researchers, educators, artists, students, public) that are part of this network which is essentially the collaborative process. Some authors inspire the groups reflection as Schön, Wallon, Larrosa, Maturana, Gil, Souza Santos among others oportunizaram create and systematize what we name of dance knowledge used in the construction of a sensitive knowledge - terms coined by group studies (GODOY 2013) to the area.
Fazer download