Autor(es):André Luiz Machado das Neves, Gessyca Renata de Lima Claudino, Lia Regina Costa de Miranda
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:MEDICALIZAÇÃO DA VIDA E DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES DO ENSINO DA DANÇA
MEDICALIZATION OF LIFE AND EDUCATION: IMPLICATIONS OF DANCE EDUCATION
Resumo: 
 O discurso social moderno a partir da medicalização tem submetido os sujeitos de nossa sociedade a um modelo de educação, priorizando o controle e a disciplina. A escola e a sua construção sócio-histórica carrega o discurso de um “corpo educado” em que aqueles que subvertem essa norma, tendem a serem vistos como alunos indisciplinados e, atualmente, patologizados. Nesse sentido, a dança pode contribuir para o processo de ponderância da medicalização na educação e o ensino da dança pode atuar como a primeira possibilidade de intervenção para alunos considerados indisciplinados.
 

Drug modern social discourse has submitted the subjects of our society to a model of education, giving priority to control and discipline. The school and its socio-historical construction carries the speech of an "educated body" in which those who subvert this rule, tend to be seen as unruly students and currently pathologized. In this sense, dance contributes to the process of ponderância of medicalization in education and the teaching of dance, can act as the first possibility of intervention for students considered undisciplined.
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