Autor(es):Mariana Hilda Batista
Ano:2016
Comitê:Comitê Dança em Configurações Estéticas
Título:COMPOSIÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA: A RELAÇÃO ENTRE CORPO E OBJETO
COMPOSITION IN CONTEMPORARY DANCE: THE RELATIONSHIP &65532BETWEEN BODY AND OBJECT
Resumo: 
 Este artigo dá continuidade ao estudo de mestrado em andamento, e propõe uma reflexão sobre as relações entre corpo e objeto em dança contemporânea considerando a proposição de corpo coisa (LEPECKI, 2012) em diálogo com a ideia de sujeito-agente (SETENTA, 2008) e corporrelacionalidade (DALTRO, 2014). A proposta traz o entendimento de dança como o discurso do corpo sendo, tal discurso, construído no atravessamento das informações entre corpo e ambiente. Será levada em consideração a dança que é feita através de uma composição coletiva tendo como atuantes na ação de compor tanto os corpos quanto os objetos. Para tanto, a argumentação busca abrir brechas para a expansão do entendimento relacional entre corpo e objeto, e para a diversidade do corpo em suas variadas configurações, com o intuito de deslocar noções de sujeitos e objetos em configurações de dança contemporânea.
 

This article continues a master’s research in development. The study proposes a reflection about relations between body and object in contemporary dance considering the subject of body thing (LEPECKI, 2012), dialoging with the idea of agent-subject (SETENTA, 2008) and bodyrelationalies (DALTRO, 2014). The proposal brings the understanding of dance as body speech, which is built in the crossing of information among body and ambient. It will be taken into account the dance that is created through a collective composition, it having in the process of creation the action of both bodies and objects. Therefore, the argumentation seeks to open gaps for the expansion of a relational understanding between body and object, and also for the diversity of the body in its many configurations, in order to shift notions of subjects and objects in contemporary dance configurations.
Fazer download