Autor(es):Alexandre José Molina
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Corpo, dança e educação: paradigmas em trânsito
BADY, DANCE AND EDUCATION: PARADIGMS IN TRANSIT
Resumo: 
 Este texto é parte de minha pesquisa de doutorado, desenvolvida junto ao PPGA-UFBA (2015), cujo objetivo foi identificar parâmetros ou caminhos metodológicos que pudessem, configurados na forma de pensamentos curriculares, apresentar alternativas às tradicionais dicotomias em processos de formação em dança. Tais processos de formação apresentam, com recorrência, certa lógica operativa que divide teoria e prática, desdobrando-se ainda em outras dicotomias, a saber: mente e corpo técnica e criação sujeito e ambiente, apenas para citar algumas. Assim, a proposta desse texto é destacar alguns apontamentos importantes sobre a compreensão de corpo que norteiam as relações aqui propostas, especialmente em torno do par corpo e educação. Para esse diálogo, trago referências de estudos da filosofia e das neurociências, identificando algumas das principais correntes de pensamento que têm influenciado a configuração de paradigmas sobre corpo e educação, contribuindo, de forma direta, para a estruturação de proposições para formação em dança no Brasil.
 

This text is part of my PhD research, developed together with the Graduate Program in Performing Arts of the Federal University of Bahia (2015), whose objective was to identify parameters or methodological paths that could, in the form of curricular thoughts, present alternatives to traditional dichotomies in dance training processes. These training processes have, with recurrence, a certain operative logic that divides theory and practice, still unfolding in other dichotomies, namely: mind and body technique and creation subject and environment, just to name a few. Thus, the proposal of this text is to highlight some important notes about the body understanding that guide the relations proposed here, especially around the pair body and education. For this dialogue, I bring references studies of philosophy and neurosciences, identifying some of the main currents of thought that have influenced the configuration of paradigms on body and education, contributing, directly, to the structuring of propositions for dance higher education in Brazil.
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