Autor(es):Alexandre Jos Molina
Ano:2017
Comit:Comit Dana em Mediaes Educacionais
Ttulo:Corpo, dana e educao: paradigmas em trnsito
BADY, DANCE AND EDUCATION: PARADIGMS IN TRANSIT
Resumo: 
 Este texto parte de minha pesquisa de doutorado, desenvolvida junto ao PPGA-UFBA (2015), cujo objetivo foi identificar parmetros ou caminhos metodolgicos que pudessem, configurados na forma de pensamentos curriculares, apresentar alternativas s tradicionais dicotomias em processos de formao em dana. Tais processos de formao apresentam, com recorrncia, certa lgica operativa que divide teoria e prtica, desdobrando-se ainda em outras dicotomias, a saber: mente e corpo tcnica e criao sujeito e ambiente, apenas para citar algumas. Assim, a proposta desse texto destacar alguns apontamentos importantes sobre a compreenso de corpo que norteiam as relaes aqui propostas, especialmente em torno do par corpo e educao. Para esse dilogo, trago referncias de estudos da filosofia e das neurocincias, identificando algumas das principais correntes de pensamento que tm influenciado a configurao de paradigmas sobre corpo e educao, contribuindo, de forma direta, para a estruturao de proposies para formao em dana no Brasil.
 

This text is part of my PhD research, developed together with the Graduate Program in Performing Arts of the Federal University of Bahia (2015), whose objective was to identify parameters or methodological paths that could, in the form of curricular thoughts, present alternatives to traditional dichotomies in dance training processes. These training processes have, with recurrence, a certain operative logic that divides theory and practice, still unfolding in other dichotomies, namely: mind and body technique and creation subject and environment, just to name a few. Thus, the proposal of this text is to highlight some important notes about the body understanding that guide the relations proposed here, especially around the pair body and education. For this dialogue, I bring references studies of philosophy and neurosciences, identifying some of the main currents of thought that have influenced the configuration of paradigms on body and education, contributing, directly, to the structuring of propositions for dance higher education in Brazil.
Fazer download