Autor(es):Amanda da Silva Pinto
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Corpo e aprendizagem: movimentos possíveis.
Resumo: 
 A Escola é um lugar de encontro de saberes, de pessoas e delas com o mundo. Sendo um espaço de encontro, se entende que o dualismo é uma concepção que precisa se desmitificar neste lugar. “Corpo” e “mente” precisam de outro olhar e abordagem na Educação. Na Escola, as atividades entendidas como corporais são restritas, embora estudos sobre corpo e movimento na neurociência apontem algo bem distinto dessa compreensão. Conhecimentos acerca das estruturas sensoriomotoras do corpo, assim como o sentido do movimento descrito por Berthoz (2000) apontam para uma visão de corpo bem diferente das convenções metodológicas adotadas, ao tratar o aluno no seu desenvolvimento escolar nas escolas brasileiras.
 

The School is a meeting place of knowledge, of people and of them with the world. Being a space of encounter, it is understood that dualism is a conception that needs to be demystified in this place. "Body" and "mind" need another look and approach in Education. In school, activities understood as corporeal are restricted, although studies of body and movement in neuroscience point to something quite distinct this understanding. Knowledge about the sensorimotor structures of the body, as well as the sense of movement described by Berthoz (2000) point to a very different body view of the methodological conventions adopted, when treating students in their school development in Brazilian schools.
Fazer download