Autor(es):Adriano Francisco do Nascimento, Ana Cláudia Lino, Larissa Kelly Oliveira Marques, Raphaelly Souza
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Andanças: projeto em parceria com o PIBID Dança UFRN para investigação das danças populares na escola
ANDANÇAS: PROJECT IN PARTNERSHIP WITH PIBID DANCE UFRN FOR RESEARCH OF POPULAR DANCES IN SCHOOL
Resumo: 
 O trabalho aborda o ensino da dança no Projeto Andanças, campo de atuação do PIBID Dança UFRN, na qual faz parceria com a Escola Municipal Prof.ª Zeneide Igino de Moura, sendo supervisionado pela professora Raphaelly Souza, que também atua como supervisora dos bolsistas do subprojeto PIBID Dança da UFRN. O projeto propõe a vivência das danças populares, a partir da contextualização e da pesquisa de movimento para a composição coreográfica, além de promover debates, seminários, vídeo aulas e apresentações de grupos da cidade. Tem como principais referências os estudos de Laban, Alves e Porpino. Seu desenvolvimento tem contribuído para dirimir preconceitos de classe, gênero e etnia, bem como fomentar a apreciação e a valorização das danças.
 

This work deals with the teaching of dance in the Andanças Project, a field of activity of the PIBID Dance UFRN, in which it collaborates with the Municipal School Prof.ª Zeneide Igino de Moura, being supervised by Professor Raphaelly Souza, who also acts as supervisor of Fellows of the PIBID sub-project Dance of the UFRN. The project proposes the experience of popular dances, based on contextualization and movement research for choreographic composition, as well as promoting debates, seminars, video lessons and presentations of groups the city. It has as main references the studies of Laban, Alves and Porpino. Its development has contributed to settle class, gender and ethnicity prejudices, as well as to encourage the appreciation and appreciation of dances.
Fazer download