Autor(es):Andreza Lucena Minervino De Sá, Renata de Lima Silva
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:O ensino da dança através do jongo
Resumo: 
 O presente resumo expandido discute, a partir de uma investigação de iniciação científica, a presença da cultura popular brasileira, mais especificamente de manifestações expressivas tradicionais de matriz africana, como conteúdo do ensino da Dança no contexto escolar. O Jongo, também conhecido como Caxambu, Batuque, Tambor e Tambu, típico da região sudeste do Brasil, como possibilidade técnica e poética de abordagem do corpo em movimento, do corpo em relação ao outro (jogo) e do sujeito em relação a história e cultura afro-brasileira. O ensino da Dança através do Jongo como uma maneira de atrelar a educação do sensível a uma proposta pedagógica de educação para as relações étnico-raciais.
 

This expanded abstract discusses, a scientific initiation research, a presence of the Brazilian popular culture, more specifically of expressive manifestations traditional of African matrix, as content of the teaching of Dance in the school context. The Jongo, also known as Caxambu, Batuque, Tambor and Tambu, typical of the southeastern region of Brazil, as technical technique and poetic approach of the body in movement, the body in relation to the other (play) and the subject in relation to history and Afro-Brazilian culture. The teaching of Dance through the Jongo as a way to learn and educate a pedagogical education education for ethnic-racial relations.
Fazer download