Autor(es):Eleonora Campos da Motta Santos, Carmen Anita Hoffmann
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Encontro com a dança moderna: proposta pedagógica e avaliativa sob olhares complementares
Resumo: 
 Apresentamos reflexões acerca de proposta pedagógica e avaliativa, desenvolvida com alunos do Curso de Dança-Licenciatura da UFPel. O objetivo foi desenvolver conhecimentos histórico-teóricos e práticos em torno das propostas técnicas e artísticas do período compreendido como Dança Moderna. Ao provocar a qualificação das produções avaliadas e ao estimular, nos alunos, maior interesse e compreensão complexa dos conteúdos afins, estudados nos componentes de História e Teoria da Dança II e Laboratório de Dança Moderna, propusemos que cada discente escolhesse um dos nomes de lista de personalidades ligadas ao mencionado período histórico, sobre o qual teria que produzir dissertação e compor performance artística. Buscamos aporte em Schneider (2014), Romero (1988), Bourcier (1987). A ação foi relevante por estimular nos discentes curiosidade, criatividade e busca por produções consistentes. Além disso, percebemos ser esta atividade com potencial para favorecer a inserção da dança nas escolas de forma poética e associada a estudos teóricos comprometidos.
 

We present reflections about a pedagogical and evaluative proposal, developed with students of the UFPel Dance Graduation. The objective was to develop historical-theoretical and practical knowledge around the technical and artistic proposals of the period named Modern Dance. By provoking the qualification of the students productions and stimulating them the greater interest and complex understanding of the related contents, learning in the components of History and Theory of Dance II and Laboratory of Modern Dance, we proposed that each student choose one of the names presents in a list of personalities linked to the mentioned historical period, on which students would have to produce dissertation and compose artistic performance. We are based in Schneider (2014), Romero (1988), Bourcier (1987).The action was relevant for stimulating in the students curiosity, creativity and search for consistent productions. Moreover, we realize, it is an activity with potential to favor the ion of dance in schools in a poetic way and associated with committed theoretical studies.
Fazer download