Autor(es):Giovana Consorte
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Lições para entender o corpo
Resumo: 
 O presente trabalho desdobra uma proposta híbrida de construção de conhecimento. Corporalizando saberes de anatomia, historicamente estudados de modo tradicional - através de um pensamento que prescinde a ação corporal. Exigimos que nossos estudantes sejam criativos e forjem novas possibilidades para o trato pedagógico em dança. No entanto, enquanto professores, repetidas vezes nossas aulas assumem um caráter de “educação bancária”. Nesse processo, conhecimentos de extrema relevância para a formação de nossos alunos acabem se diluindo, em virtude de uma prática docente desconectada da ação criativa. A metodologia deste trabalho constitui uma bricolagem, envolvendo estudos teóricos, passando por oficinas de práticas corporais amparadas em saberes somáticos e demais laboratórios, em busca dos atravessamentos que darão corpo às lições. Ao final espero encontrar um agir/pensar formas de construir relações de aprendizagem a partir da dança que transitem entre a aula, a palestra e o espetáculo.
 

The current essay focuses on a hybrid proposal of knowledge building. Using the basis of anatomy on the body itself, when the same basis have, historically, been studied in a traditional fashion – through a line of thought that is distant the body action. We demand that our students be creative and forge new possibilities for the pedagogical trait related to dance. However, as teachers, time and time again our classes gain the definition of “banking education”. On said process, knowledge of extreme relevance for the formation of our students end up being watered down, due to a teaching practice that is disconnected creative action. The methodology of this essay constitutes a bricolage, involving theoretical studies, as well as studies based on body practices enriched by somatic knowledge and other experiments, in search of breakthroughs that will embolden the lessons. By the conclusion, the aim is to find a way to act and think of ways to build learning relations, based on dance, that are able to transit between the class, the lecture and the spectable.
Fazer download