Autor(es):Edeise Gomes Cardoso Santos
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Samba de pareia entre traduções e encruzilhadas: questões e procedimentos metodológicos
Resumo: 
 O trabalho tem como objetivo refletir sobre a metodologia de pesquisa dos processos de criação em dança “tradução” e “encruzilhadas” despertados no diálogo da Manifestação Samba de Pareia e a sala de aula. Este samba é um ritual de acolhimento aos recém-nascidos que acontece na comunidade remanescente de quilombo Mussuca, localizada a 20 quilômetros de Aracaju-SE. Busca-se uma dança afro centrada, sendo ponto de partida as traduções, que são ideias de processos promovidas pela professora, que geram as encruzilhadas, que são essas ideias experimentas em sala no corpo do aluno, de forma a promover uma dança contemporânea afro popular. Utilizo princípios da etnografia e a prática como pesquisa em uma bricolagem metodológica. Apresento uma pesquisa que se propõe a pensar uma dança contemporânea afro popular que provoca reflexões sobre os discursos hegemônicos e busca processos que priorizam o pensamento afrocentrado como provedor de conhecimento.
 

The work aims to reflect on the research methodology of the creation processes in dance "translation" and "crossroads" aroused in the dialogue of the Samba de Pareia Manifestation and the classroom. This samba is a ritual of welcome to newborns that happens in the remaining community of quilombo Mussuca, located 20 kilometers Aracaju-SE. Afro-centered dance is sought, being the starting point the translations, which are ideas of processes promoted by the teacher, that generate the crossroads, which are these experimental ideas in a room in the students body, in order to promote a contemporary Afro-Brazilian popular dance. I use principles of ethnography and practice as research in a methodological bricolage. I present a research that proposes to think about a contemporary Afro-Brazilian dance that provokes reflections on hegemonic discourses and seeks processes that prioritize afro-center thought as a provider of knowledge
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