Autor(es):Flavia Pilla do Valle
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:PIBID Dança: a problematização das escolhas em uma oficina extracurricular
PIBID DANCE: PROBLEMATIZATION OF CHOICES IN AN EXTRACURRICULAR WORKSHOP
Resumo: 
 Esse texto apresenta um panorama da atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Dança/UFRGS para, num segundo momento, problematizar a experiência da oficina extracurricular em uma escola de Porto Alegre. Propõe-se fazer um balanço do subprojeto entre 2012-2017 apontando algumas reflexões para, posteriormente, focar em uma experiência específica. Como o subprojeto tem pensado a dança na escola nestes cincos anos de atuação? Como uma oficina extracurricular funcionou dentro do subprojeto? Quais principais desafios e contribuições? As respostas muitas vezes não são exatas e sim múltiplas. Mais do que chegar a uma solução, importa a constante problematização das escolhas. A problematização é, portanto, uma ferramenta metodológica para pensar a educação. Por fim, acredita-se que o PIBID é a política de formação de futuros licenciados mais efetiva da história do Brasil, pois alunos são expostos desde cedo ao cotidiano escolar e exercitam ser professor de dança.
 

This paper presents a panorama of the performance of the Institutional Program of Dance Initiation to Teaching (PIBID) of the Dance / UFRGS to, in a second moment, problematize the experience of the extracurricular workshop in a school in Porto Alegre. It is proposed to take stock of the subproject between 2012-2017 pointing out some reflections to later focus on a specific experience. How has the subproject been thinking about dance at school in these five years of acting? How did an extracurricular workshop works within the subproject? What are the main challenges and contributions? The answers are often not exact but multiple. Rather than arriving at a solution, the constant questioning of choices matters. The problematization is, therefore, a methodological tool to think the education. Finally, it is believed that PIBID is the most effective policy for the future graduates of the history of Brazil, since students are exposed an early age to school life and exercise themselves as a dance teacher.
Fazer download