Autor(es):Iane Licurgo Gurgel Fernandes, Larissa Kelly de Oliveira Marques
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:A improvisação no ensino de dança na escola: breves apontamentos
Resumo: 
 Este trabalho é um recorte da minha pesquisa de mestrado que aborda questões ligadas ao conteúdo de improvisação ensinado pelos professores nas aulas de arte na escola. Sendo a Dança uma área de conhecimento, a improvisação faz parte dos conteúdos, de acordo com Marques, que devem ser trabalhados em sala de aula. O objetivo do nosso trabalho é discutir os conceitos de improvisação segundo os teóricos da área e seus modos de entendimento na atualidade, assim como investigar as estratégias de ensino desse conteúdo, com a finalidade de construirmos um diálogo entre processos de criação na cena contemporânea da dança e o criar em dança na escola. Pois, o trabalho com a dança no contexto escolar amplia a compreensão de mundo pelos alunos de forma artística e estética, valorizando essa área do conhecimento e fomentando a vivência artística dos estudantes.
 

This is a masters researchs piece that addresses issues related to improvisation content taught by art teachers at school. As Dance an area of knowledge, improvisation is part of the content, according to Marques, that must be worked in the classroom. The aim of the paper is to discuss improvisation concepts according to theorists of the area and their current modes of understanding, as well as to investigate teaching strategies about the topic discussed, with the purpose of constructing a dialogue between creation processes in the contemporary dance scene and its creation at school.Because of that, working with dance in school context expands students world understanding in an artistic and aesthetic way, valuing this area of knowledge and fostering students artistic experience.
Fazer download