Autor(es):Rita Ferreira Aquino, Ana Elisabeth Simões Brandão
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Instituições públicas de educação superior e educação básica em articulação e retroalimentação: estudo de caso do projeto arte no currículo, convênio entre UFBA e SMED.
PUBLIC INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION AND BASIC EDUCATION IN ARTICULATION AND FEEDBACK: CASE STUDY OF &ldquoPROJETO ARTE NO CURRÍCULO&rdquo, COOPERATION BETWEEN UFBA AND SMED
Resumo: 
 O artigo discute a articulação e retroalimentação entre instituições públicas de Educação Superior e Educação Básica. A pesquisa se configura como um estudo de caso do Projeto Arte no Currículo, convênio 2015-2016 entre a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Destaca-se a articulação de ensino, pesquisa e extensão, e a participação de docentes das Licenciaturas em Dança, Teatro, Música e Artes Plásticas, estudantes de Graduação e Pós-Graduação, além de consultores de Arte. Descrição e análise da realização do projeto (setembro-dezembro de 2015). São apresentados os resultados preliminares a partir dos eixos norteadores: sujeitos, contextos e conhecimentos. A discussão considera a Resolução nº 02, de 1o de julho de 2015, na perspectiva de apontar futuramente indicativos para a Educação Básica e para as Licenciaturas em Arte.
 

The paper discusses the relationship between public institutions of higher education and basic education emphasizing colaboration and feedback. It figures as a case study on &ldquoProjeto Arte no Currículo&rdquo, a technical cooperation between the Federal University of Bahia and the Municipal Secretary of Education of Salvador, Bahia (2015-2016). It is worth mentioning that the project articulates teaching, research and extension activities in university, and includes the participation of professors of Bachelor of Dance, Theatre, Music and Arts degrees, undergraduate and graduate students, besides Art consultants. The paper presets a description and analysis of the project (September-December 2015). One announces preliminary results the guiding principles: subject, context and knowledge. The discussion considers the 2nd resolution of 1st July 2015, in order to future indicatives for Basic Education and university.
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