Autor(es):Lídia Borba Pereira
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:A neuroplasticidade e suas implicações para a reflexão da educação em dança
THE NEUROPLASTICITY AND ITS IMPLICATIONS FOR THE REFLECTION OF EDUCATION IN DANCE
Resumo: 
 O presente texto traz reflexões em torno das contribuições da neuroplasticidade como princípio propiciador de uma visão de dança enquanto prática educativa capaz de estimular a criação de novos circuitos neurais, bem como, facultar mudanças de atitudes e pensamentos, tanto de educandos quanto de educadores. Esse trabalho se constitui num recorte da dissertação de mestrado, onde dialogo com autores como Edgar Morin, Paulo Freire, Michel Serres, além de estudiosos da neuroplasticidade. A pesquisa foi de cunho bibliográfico, enriquecida pelos debates, encontros e seminários do GRECOM (Grupo de Estudos da Complexidade) e pela experiência na área da dança.
 

The present text reflects on the contributions of neuroplasticity as a propitiating principle of a vision of dance as an educational practice capable of stimulating the creation of new neural circuits, as well as providing changes in attitudes and thoughts, both of learners and educators. This work constitutes a cut of the masters dissertation, I dialogue with authors such as Edgar Morin, Paulo Freire, Michel Serres, as well as students of neuroplasticity. The research was bibliographical, enriched by the debates, meetings and seminars of GRECOM (Group of Studies of Complexity) and by the experience in the area of dance.
Fazer download