Autor(es):Luciane Sarmento Pugliese
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:A educação somática como estratégia de construção de um corpo sensível, presente, em contextos educacionais em dança
Resumo: 
 Esse estudo é movido por diversas questões que acompanham o decorrer do percurso investigativo vivenciado como artista docente e pesquisadora do movimento em contextos educacionais. Partindo de reflexões acerca de questões referentes ao corpo, corpo cênico, sujeito encarnado, movimento potente, muitas perguntas se desdobravam em tantas outras. Tomando como referência essas indagações, esse artigo se propõe a aproximar o campo da Educação Somática como estratégia de construção de um corpo em condição de se questionar, se investigar, para além do refinamento técnico e da prevenção de lesões. Este artigo se propõe a levantar questões relativas aos modos como a Educação Somática pode ser um norteador nos processos artísticos pedagógicos compreendendo suas contribuições na formação de um corpo-cidadão.
 

This study is driven by a number of issues which follows all the investigative period of course experienced as an artist teacher and researcher of the movement in educational contexts. Based on reflections about issues relating to the body, scenic body, red meat subject, powerful movement, many questions unfolded in many others. With reference to these questions, this article proposes to approach the field of Somatic Education as a strategy for building a body in condition to question, investigate, beyond the technical refinement and injury prevention. This article proposes to raise questions concerning the ways in which Somatic education can be a guide in teaching artistic projects understanding their contributions in the formation of a citizen- body.
Fazer download