Autor(es):Marcella Nunes Rodrigues, Gisela Reis Biancalana
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:A performance enquanto elemento fomentador de um processo criativo em artes corporais.
PERFORMANCE AS AN ELEMENT OF A CREATIVE PROCESS IN CORPORATE ARTS.
Resumo: 
 A pesquisa exibida dedica-se ao processo criador de uma Performance artística desenvolvida no laboratório de Performances, arte e cultura do Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De maneira estabelecida, esta criação é parte de um projeto guarda-chuva que engloba as ações do Grupo de Pesquisa intitulado Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ. Esta performance artística envolve as diferenciações de gênero recorrentes em diversos universos culturais. O procedimento metodológico implementado está calcado na escolha de objetos selecionados pela pesquisadora em laboratórios de criação, de modo a instigar questionamentos acerca da dominação do homem sobre a mulher em hierarquias historicamente construídas. A performance tem como subsídios teóricos desta investigação Schechner, Strazzacappa entre outros. O objetivo aqui é de partilhar experiências singulares dos processos criadores de performance, através de percursos que possam legitimar abordagens limítrofes no terreno das artes, especialmente no campo da dança.
 

The research presented is dedicated to the process of creating an artistic performance developed in the Performances, art and culture laboratory of the Bachelors Degree in Dance of the Federal University of Santa Maria (UFSM). In an established way, this creation is part of an umbrella project that includes the actions of the Research Group entitled Performances: art and culture, linked to CNPQ. This artistic performance involves the recurrent gender differentiations in diverse cultural universes. The methodological procedure implemented is based on the ion of objects ed by the researcher and creation laboratories in order to instigate questions about the domination of men over women in historically constructed hierarchies. The performance has as theoretical subsidies of this research Schechner, Strazzacappa among others. The objective here is to share unique experiences of the processes that create performance, through paths that can legitimize border approaches in the field of arts, especially in the field of dance.
Fazer download