Autor(es):Raphaelly Souza Bezerra
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Contribuições do PIBID Dança da UFRN para o processo avaliativo em arte no contexto da sala de aula
Resumo: 
 Este trabalho apresenta reflexões sobre experiências pedagógicas, com enfoque no procedimento avaliativo, vivenciadas nas aulas de Arte das turmas de 5º ano da Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura, Natal/RN, a partir de uma parceria com o subprojeto PIBID Dança da UFRN. O presente artigo pretende discutir a importância da avaliação dentro do processo de ensino-aprendizagem em dança, e discorrer a respeito das contribuições que o referido programa vem dando às avaliações da disciplina de Arte em nossa escola. As aulas têm como principais referências os estudos de Isabel Marques, Paulo Freire e Ana Mae Barbosa, sendo baseadas na perspectiva de um estudo contextualizado e crítico da dança por meio de encontros dialógicos (práticos e teóricos). Ainda em andamento, a parceria entre Escola e PIBID vem desempenhando importante papel no fomento a compreensão das dimensões estéticas e sociais das artes no contexto escolar.
 

This work presents reflections about pedagogical experiences, focusing on the evaluation procedure, experienced in the Art classes of the 5th grade classes of the Municipal School Professor Zeneide Igino de Moura, Natal/RN, a partnership with the subproject PIBID Dance of UFRN. This article intends to discuss the importance of evaluation within the teaching-learning process in dance, and to discuss the contributions that the said program has been giving to the evaluations of the Art discipline in our school. The classes are based on the studies of Isabel Marques, Paulo Freire and Ana Mae Barbosa, and are based on the perspective of a contextualized and critical study of dance through dialogical (practical and theoretical) meetings. Still in progress, the partnership between School and PIBID has played an important role in fostering understanding of the aesthetic and social dimensions of the arts in the school context.
Fazer download