Autor(es):Gabriela Guimarães de Nardin, Mariah Sumikawa Spagnolo, Renata Santos Roel
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:A fricção entre o fazer artístico e o pedagógico no Estágio Supervisionado (I e II) em Dança da UNESPAR
FOR A PERFORMATIVE TEACHING: THE FRICTION BETWEEN ARTISTICAL AND PEDAGOGICAL IN SUPERVISED PRACTICE (I e II) IN DANCE AT UNESPAR
Resumo: 
 Para tratar dos processos educacionais em dança, este artigo destaca um modo de prática no exercício da docência que focaliza o ensino-aprendizagem pelo viés da invenção (KASTRUP, 2001), onde o artista-docente se percebe constantemente formulando e reformulando sua atuação a partir do contexto que está inserido. Esta reflexão possibilita ampliar os modos de olhar para o corpo e a dança em estreita relação com o contexto, considerando aspectos culturais, sociais e políticos e, ao mesmo tempo, investindo num ambiente de ensino-aprendizagem performativo (SETENTA, 2008). Cabe especificar que a formulação argumentativa deste artigo visualiza a problematização das práticas de ensino-aprendizagem em dança por vias emancipatórias (RANCIÈRE, 2010, 2012) e tem ressonância com a experiência de campo do Estágio Supervisionado I e II, do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR - Campus Curitiba II, vivenciado durante o ano letivo de 2016.
 

To Discuss educational process in dance, this article highlights a practice mode in the exercise of the teaching, which focus on the teaching-learning through the slant of Invention (KASTRUP, 2001), the artist-teacher perceives himself constantly formulating and reformulating his actuation stem the context he is ed in. This reflection enable the expansion of ways to look at the body and dance in straight relation with the context, taking in account aspects culture, social and political and, at the same time, investing in an environment of teaching-learning performative (SETENTA, 2008). It is important to specify that the argumentative construction of this article visualizes the problematization of the practices of teaching-learning in dance with emancipatory ways (RANCIÈRE, 2010, 2012) and is in resonance with the field experience supervised practice I and II, the bachelor’s graduation course of Dance at UNESPAR - Campus Curitiba II, experienced in the academic year of 2016.
Fazer download