Autor(es):Sigrid Bitter
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Uma proposta metodológica de criação coreográfica a partir de estados meditativos
Resumo: 
 Este texto é parte da pesquisa de doutorado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO (DINTER-UFU/UNIRIO), com a orientação da professora Dra. Nara Keiserman (UNIRIO). Essa pesquisa parte de uma preocupação pessoal a respeito da forma como temos lidado com os processos de criação e de ensino, principalmente no campo em que eu atuo: Danças e Ginásticas na Educação Física. Dessa forma, venho propor uma metodologia que valorize a história e as experiências de cada aluno, além de desenvolver o seu potencial criativo de movimento. Trago, nesta tese, a possibilidade de um processo coreográfico partindo de estados meditativos. Essa metodologia foi desenvolvida com oito turmas de alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), durante o período de 2009 a 2013. O método proposto para este trabalho foi a pesquisa participante do tipo sociopoética.
 

: This text is part of the doctoral research defended by the Postgraduate Program in Performing Arts of UNIRIO (DINTER-UFU/UNIRIO), with the guidance of Professor Dr. Nara Keiserman (UNIRIO). This research is based on a personal concern about the way we have dealt with the processes of creation and teaching, especially in the field in which I work: Dances and Gymnastics in Physical Education. I propose a methodology that values the history and experience of life of each student, besides developing his or her potential of movement creation. Thus, I bring in this thesis the possibility of a choreographic process starting meditative states. This methodology was developed with eight classes of students of the Physical Education course of the Federal University of Uberlândia (UFU), during the period 2009 to 2013. The method proposed for this study was the participant research of the socio-poetic type.
Fazer download