Autor(es):Tícia Viviani Souza Guia de Britto
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Configurações Estéticas
Título:Microdança das mãos: uma experimentação a partir da gestualidade das cantoras do Fado Português
MICRODANCE OF HANDS: AN EXPERIMENTATION THE GESTUALITY OF THE WOMEN SINGERS OF THE PORTUGUESE FADO
Resumo: 
 Esse experimento se inicia para tentar dar conta de algumas questões que permeiam a pesquisa. Neste, especificamente a pergunta geradora ou motivadora tem sido: onde foi parar a dança do fado? Ora, segundo os estudos historiográficos, o fado nasce no Brasil como Dança, numa fusão do fandango, da fofa e do lundu, inclusive, curiosamente com a prática do gesto da umbigada. Gestos característicos das danças afrocentradas. Segundo estudiosos do gênero como o Rui Vieira Nery (2012) , português e o José de Ramos Tinhorão (2012), brasileiro, ambos afirmam esta hipótese como possibilidade da emergência de questões que vem ao longo do estudo. Também é trazido Rudof Laban (2005) com o conceito de instrumento-corpo como base do experimento artístico.
 

This experiment begins to try to answer some questions that permeate the research. In this, specifically the generating or motivating question has been: did the fado dance end? According to historiographic studies, fado is born in Brazil as a Dance, in a fusion of fandango, fofa and lundu, curiously with the practice of the gesture of the umbigada. Characteristic gestures of Afrocentrated dances. According to scholars like Rui Vieira Nery (2012), Portuguese and José de Ramos Tinhorão (2012), Brazilian, both affirm this hypothesis as possibility of the emergence of questions that comes along the study. Also, Rudof Laban (2005) is brought with the concept of instrument-body as the basis of the artistic experiment.
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