Autor(es):Sílvia Monique Rodrigues Ferreira, Lara Rodrigues Machado
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Configurações Estéticas
Título:Danças no jogo da construção poética.
DANCES IN THE PLAY OF POETIC CONSTRUCTION
Resumo: 
 O presente ensaio descreve reflexões sobre a dança e seu processo criativo, com base na proposta metodológica “Jogo da Construção Poética”. Centrada na valorização das singularidades da/o intérprete e sua ancestralidade, a proposta se fundamenta na cultura afro-brasileira, com forte influência da capoeira. Enfatizando o conceito de “jogo”, relaciona a dança com o jogo entre os corpos, desenvolvendo seu processo criativo em três etapas: pesquisa de campo, laboratórios dirigidos e composição coreográfica. Nesse processo, o corpo passa por uma investigação diversificada, visando sensibilizá-lo para o campo de pesquisa e, enfim, transduzir-se em movimentos que são experimentados até a composição cênica. Conclui-se que ao relacionar as singularidades das/os intérpretes e nossa diversidade cultural, a proposta metodológica faz da dança um processo de criação viva, que se recria e ressignifica a cada nova interação. A proposta metodológica abre, enfim, caminhos para a exigência de sentido e de novas subjetividades na dança.
 

In this essay we present reflections on dance and its creative process, based on the methodological proposal “Play of the Poetic Construction”. This proposal focuses on the appreciation of the performer’s singularities and ancestry, while also underlies on the Afro-Brazilian culture, with strong influence of the Capoeira. By emphasizing the concept of “Play”, it makes a link between the dance and the connection among the bodies. The creative process is developed in three stages: field research, guided laboratories and choreographic composition. During the initial phase, the body undergoes a series of diversified investigations aiming its awareness-raising, which will be important in the field research stage. At last, this process is translated in movements that are experienced until the scenic composition. Therefore, it is concluded that the proposal makes dance a living creation process, as it relates the performer’s singularities and our cultural diversity. Thus, this process is recreated and reframed at each interaction. Finally, the methodological proposal opens paths to the requirement of meaning and new subjectivities in dance.
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