Autor(es):Maria Alice Mota, Maria Inês Galvão Souza
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Configurações Estéticas
Título:Reflexões sobre o corpo como palavra, movimento e canção.
REFLECTIONS OF THE BODY AS A WORD, MOVEMENT AND SONG
Resumo: 
 A presente pesquisa busca contribuir com a discussão sobre a experiência como o suporte fundamental nos processos de investigação do artista da cena. Entendemos que é no próprio fazer artístico (processual) que o intérprete produz conhecimento ampliando e fortalecendo possibilidades expressivas gerando novos signos e sentidos. Nesse aspecto, apresentamos apontamentos iniciais advindos de interseções e sínteses teórico-práticas do Grupo de Pesquisa Investigações sobre o Corpo Cênico (GPICC)– desenvolvido junto a alunos e professores das graduações em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nele, perseguimos a exploração de um corpo-potência que é voz e movimento gesto sonoro e corpo-canção. Sem a pretensão de delimitar nomenclaturas classificatórias e fronteiriças sobre fazer dança, teatro ou música, os corpos seguem aprofundando relações contidas na criação de uma poética plural, onde voz e movimento se doam como fonte primeira da essencialidade expressiva do corpo.
 

The present research seeks to contribute with the discussion about the experience as the fundamental support in the investigation processes of the artist of the scene. We understand that it is in the very artistic (processual) doing that the interpreter produces knowledge expanding and strengthening expressive possibilities generating new signs and senses. In this aspect, we present initial notes resulting intersections and theoretical and practical syntheses of the Research Group of the Scenic Body (GPICC) - developed with students and professors of graduations in Dance of the Federal University of Rio de Janeiro. In it, we pursue the exploration of a body-power that is voice and movement sound gesture and body-song. Without the pretension of delimiting classification and border nomenclatures on dance, theater or music, bodies continue to deepen relations contained in the creation of a plural poetics, voice and movement are given as the first source of the expressive essentiality of the body.
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