Autor(es):Claudinei Sevegnani
Ano:2017
Comitê:Comitê Dança em Configurações Estéticas
Título:Acordos temporários: presenças movediças em improvisação
Resumo: 
 A improvisação pode apontar pistas em processos de tradução através da compreensão dos acordos temporários como espaços propícios para reconfigurações de saberes, pressupondo-se a imprevisibilidade como geradora das relações que se processam em contextos de instabilidades e estabilidades transitórias. Os acordos temporários podem tensionar as relações num processo contínuo de constituição do presente e visibilização das diferenças, construindo outras possibilidades de presenças, outras possibilidades de cena. As ideias aqui apresentadas se articulam com práticas e teorizações tecidas em âmbitos acadêmicos na Universidade Federal da Bahia, tanto na docência quanto na pesquisa de doutorado – sob orientação da Profa. Dra. Gilsamara Moura, pertencente à linha de pesquisa Poéticas e Processos de Encenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas –, além das experiências em improvisação nos últimos oito anos.
 

Improvisation can point clues in translation processes through the understanding of temporary arrangements as propitious places for knowledge configurations, assuming the unpredictability as the generator of the relations that are processed in contexts of instabilities and transient stabilities. Temporary arrangements can stress relations in a continuous process of constitution of the present and visibility of differences, constituting other possibilities of presence, other possibilities of scene. The ideas presented here are articulated with practices and theorizations woven in academic fields at the Federal University of Bahia, both in teaching and in doctoral research – under the guidance of Prof. Dr. Gilsamara Moura, belongin to the research line Poetics and Staging Processes of the Postgraduate Program in Performing Arts –, in addition to the experiences in improvisation in the last eight years.
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