Autor(es):Alexandre Jose Molina
Ano:2018
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Dança, formação artística e o conceito de experiência.
DANCE, ARTISTIC STUDY AND THE CONCEPT OF EXPERIENCE
Resumo: 
 O assusto discutido nesse artigo é parte dos estudos desenvolvidos em minha tese de doutorado, defendida em 2015, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, que propõe a identificação de parâmetros ou caminhos metodológicos que possam, configurados na forma de pensamentos curriculares, apresentar alternativas às tradicionais dicotomias em processos de formação de profissionais da dança, a partir da experiência artística, numa perspectiva praticoteórica. No recorte ora apresentado, destaco possíveis modos de articulação da noção de experiência, identificando os principais percursos epistemológicos e paradigmáticos sobre este conceito, a partir de alguns dos autores que colaboraram com essa reflexão, a exemplo de Jorge Larrosa, John Dewey, Walter Benjamin e Hans-Georg Gadamer. Em seguida, localizo o uso da palavra “experiência” nas artes, especialmente na dança, e seus pontos de confluência ou não com as proposições educacionais contemporâneas
 

The topic discussed in this article is part of the studies developed in my doctoral thesis, presented in 2015, to the Graduate Program in Performing Arts of the Federal University of Bahia, which proposes the identification of parameters or methodological paths that may, configured in the form of curricular thoughts, to present alternatives to the traditional dichotomies in training processes of dance professionals, the artistic experience, a perspective practicetheoretical. In the text presented here, highlighting possible ways of articulating the notion of experience, identifying the main epistemological and paradigmatic pathways on this concept, some of the authors who collaborated with this reflection, for example: Jorge Larrosa, John Dewey, Walter Benjamin and Hans-Georg Gadamer. Next, I locate the use of the word "experience" in the arts, especially in dance, and its points of confluence or not with contemporary educational propositions.
Fazer download