Autor(es):Amanda da Silva Pinto
Ano:2018
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Dança na escola: andando parado?
MOVEMENT AT SCHOOL: WALKING STOPPED?
Resumo: 
 Muito se tem apontado um olhar para o corpo e para o movimento como imprescindiveis para um desenvolvimento educacional efetivo, apesar da pouca praxis pedagogica neste sentido. Piaget, Wallon, Gardner, Berthoz e Noe, so para citar alguns teoricos do campo psicogenetico, neurocientifico e filosofico, esclarecem suas preocupacoes em conceber que o movimento do corpo nos processos educacionais e de fundamental importancia. E necessario ter ciencia que os paradigmas desses conhecimentos para atuação estao sendo reconstruidos, porem alguns conceitos e a praxis pedagogica ainda estao hoje arraigados ao que Boaventura de Souza Santos (2002) denomina de paradigma dominante. Mesmo que a neurociencia ainda nao tenha adentrado o campo pedagogico neste aspecto, o que ja se construiu acerca do assunto para a Educacao ainda nao se efetiva.
 

Much attention has been given to the body and movement as essential for effective educational development, despite the lack of pedagogical praxis in this aspect. Piaget, Wallon, Gardner, Berthoz and Noe, to recall a few theorists of the psychogenetic, neuroscientific and philosophical field, clarify their concerns in conceiving that the movement of the body in educational processes is fundamental. It is necessary to have conscious that the paradigms of this knowledge for actuation are being reconstructed, but some concepts and pedagogical praxis are still today rooted in what Boaventura de Souza Santos (2002) calls the &quotdominant paradigm&quot. Even though neuroscience has not yet penetrated the pedagogical field in this aspect, what has already been built on the subject for Education still does not take effect.
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