Autor(es):Marcio Figueiredo de Sá Leitão
Ano:2018
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Dança e educação: a ludicidade como ferramenta de aproximação de conteúdos
Resumo: 
 O presente trabalho aborda as reflexões surgidas a partir da experiência no PIBID Dança da UFPE, que está inserido no Colégio de Aplicação da mesma instituição. Contribuindo com seus estudos em Dança na disciplina de Teatro através de um estudo transdisciplinar, os participantes do programa têm como principal objetivo promover a consciência corporal dos alunos e subsidiar o desenvolvimento dos personagens e a criação de cenas baseadas em textos teatrais. Os conteúdos específicos da dança escolhidos para atingir as metas foram os fatores e as dinâmicas de movimentos estudados por Rudolf Von Laban. E para aproximar o tema dos estudantes, os pibidianos encontraram a ludicidade como uma ferramenta em potencial para facilitar o processo.
 

This paper approaches the reflections arising the experience in the PIBID Dance the Federal University of Pernambuco. Contributing to their studies in Dance in the Theater discipline through a transdisciplinary study, the main objective of the programs participants is to promote the students body awareness and to subsidize the development of the characters and the creation of scenes based on theatrical texts. The specific contents of the dance chosen to reach the goals were the factors and dynamics of movements studied by Rudolf Von Laban. And to bring the subject closer to the students, the researches have found playfulness as a potential tool to facilitate the process.
Fazer download