Autor(es):Tatiana de Oliveira Almeida
Ano:2018
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Dança narrativa: corpomídia e criação em dança no contexto da educação básica.
NARRATIVE DANCE: BODYMEDIA AND DANCE CREATION IN THE CONTEXT OF BASIC EDUCATION
Resumo: 
 Esse estudo teve como objetivos compartilhar uma proposta de ensino/aprendizagem da dança na escola que instigasse a inventividade, o desenvolvimento da cognição, a experiência estética e trazer à luz reflexões sobre possibilidades de produção de conhecimento em dança no contexto escolar compartilhando a experiência do trabalho Crian(DAN)ça desenvolvido em escola municipal na cidade de Juiz de Fora/MG. Como propor aulas de dança que escapem da lógica imposta pelos meios de comunicação, que articulem produção de conhecimento, desenvolvimento da cognição e modos diferenciados de percepção do mundo? O termo Dança Narrativa não se trata de um conceito, teoria ou “passo-a-passo” para o ensino/aprendizagem da dança, ela identifica a prática pedagógica desenvolvida pela docente e, também, uma possibilidade de organização de um pensamento sobre a arte da dança na escola que considere a experiência dos/as discentes como caminho para a construção de conhecimento em dança.
 

This study intent to share a teaching/learning proposal of dance in the school that instigates the inventiveness, the development of cognition, aesthetics experience and bring to light reflections on possibilities of knowledge production in dance in the school context, sharing the work experience Crian(DAN)ça developed in municipal school in the city of Juiz de Fora/MG. How to propose dance classes that escape the logic imposed by the media, that articulate the knowledge production, development of cognition and different modes of perception of the world? The term Narrative Dance is not a concept, theory or "step-by-step" for teaching / learning of dance, it identifies the pedagogical practice developed by the teacher and a possibility of organizing a thought about art of dance in the school that considers the experience of the students as a way to build knowledge in Dance.
Fazer download