Autor(es):Roselia Lobato Silva
Ano:2018
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Dançando no espaço escolar: olhares dos estudantes do Ensino Médio Integrado.
Resumo: 
 Neste texto apresentam-se alguns apontamentos orientados na pesquisa de mestrado, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, durante o Programa de Pós-Graduação em Dança - PPGDança (UFBA). Abordam-se sucintos fatos historiográficos sobre as transformações da Educação Profissional no Brasil, destacando os Institutos Federais, breve concepção de politecnia e sobre a arte na educação básica, com base em autores como Frigotto (2012), Najmanovich (2001), Santos (2010), dentre outros. Apresentam-se, ainda, alguns dados inspirados nas perspectivas dos estudantes dos cursos técnicos integrados do IFMA, através de uma pesquisa qualitativa configurada como estudo de caso. Os resultados revelam a contribuição da inserção da dança no ensino médio integrado da Educação Profissional Técnica e Tecnológica.
 

: In this text, some notes are presented in the Masters research carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IFMA, during the Graduate Program in Dance - PPGDança (UFBA). We discuss succinct historiographic facts about the transformations of Professional Education in Brazil, highlighting the Federal Institutes, a brief conception of polytechnics and art in basic education, based on authors such as Frigotto (2012), Najmanovich (2001), Santos (2010), among others. Some data are also inspired by the perspectives of the students of the integrated technical courses of the IFMA, through a qualitative research configured as a case study. The results reveal the contribution of the ion of dance into the vocational high school of Technical and Technological Professional Education.
Fazer download