Autor(es):Ana Claúdia Andrade Ornelas e Beth Rangel
Ano:2018
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Diálogos sobre processos de ensino-aprendizagem em dança, a partir da experiência de tirocínio docente
Resumo: 
 O artigo traz a experiência de tirocínio docente do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA, no Curso de Licenciatura em Dança – noturno, no semestre de 2017.2, realizado no componente curricular Dança como Tecnologia Educacional. Reflete o planejamento como práxis pedagógica e articula com a pesquisa em andamento Educador-educando: Processos de ensino-aprendizagem em dança. Revela-se como um campo de oportunidades criadas para investigação de metodologias da Dança em processo de Educação. Experiências artísticas como potencial de aprendizagens a serem traduzidas em práxis pedagógicas. Experimentações práticas, reflexões, produções escritas, observações, inspiradas por processos artísticos, dos estudantes, mediados pelas professoras, à luz de uma educação emancipatória, contribuem para a formação do profissional da Dança na Educação. O tirocínio favoreceu a aproximação e diálogo com jovens em formação, o que possibilitou emergir tensões, dúvidas, aprendizados, contribuindo nas observações e registro da pesquisadora, assim como na análise e sistematização da prática pedagógica.
 

The article presents the teaching assistant experience of the Postgraduate Program in Dance of the UFBA (Federal University of Bahia), in the nocturnal course of Graduation in Dance - in the semester of 2017.2, realized in the curricular component Dance as Educational Technology. Reflects the planning as pedagogical praxis and articulates with the research in progress educator-student: Processes of teaching-learning in dance. It is revealed as a field of opportunities created for investigation of methodologies of Dance in process of Education. Artistic experiences as learning potential to be translated into pedagogical praxis. Practical experiences, reflections, written productions, observations, inspired by artistic processes, of the students, mediated by the teachers, in the light of an emancipatory education, contribute to the formation of the professional of Dance in Education. The teaching assistant facilitated the approach and dialogue with young people in formation, which allowed to emerge tensions, doubts, learning, contributing in the observations and registration of the researcher, as well as in the analysis and systematization of the pedagogical practice.
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