Autor(es):Samuel Barreto dos Santos
Ano:2018
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Pode o currículo dançar? Por uma dança que subverta as regras.
Resumo: 
 Esse texto tem o objetivo de refletir sobre a disciplinarização da dança como um conteúdo da disciplina Arte. Questiono um modelo curricular de organização da escola que opera na lógica do controle, acreditando que, se incorporada acriticamente ao modelo escolarizado, a dança tem poucas possibilidades de contribuir para potencializar os processos de desenvolvimento humano. Desse modo, a dança como um potente dispositivo na formação de jovens e crianças, em seu potencial de descolonização dos corpos, acaba por escolher entre dançar junto com o currículo (ou “conforme a sua música”) ou fazer o currículo dançar, subvertendo as regras através de um rompimento com a lógica disciplinar reguladora que orienta as formas de pensar e organizar a escola. Através das contribuições produzidas no campo do currículo a partir de abordagens pós-estruturalistas e dos Estudos Culturais, encontro potentes argumentações para afirmar o potencial da dança no processo de desenvolvimento humano.
 

This text aims to reflect on the disciplinarização of dance as an art content. I wonder a model curriculum of school organization that operates in the logic of control, believing that, if incorporated uncritically to escolarizado model, the dance has few possibilities to contribute to potentiate the processes of human development. In this way, the dance as a powerful device in the formation of children and young people, in their potential of decolonization of bodies, need choose between dancing along with the curriculum (or "as your music") or make the curriculum dance, subverting the rules through a break with the logic that guides the regulating disciplinary ways of thinking and organising the school. Through the contributions produced in the field of curriculum post-structuralist approaches and Cultural Studies, i meet powerful arguments to affirm the potential of dance in the process of human development.
Fazer download