Autor(es):Larissa Melo Chaves
Ano:2018
Comitê:Comitê Dança em Mediações Educacionais
Título:Caminhos traçados na composição de um programa de ensino de dança.
PATHWAYS IN THE COMPOSITION OF A DANCE TEACHING PROGRAM
Resumo: 
 Este trabalho propõe a estruturação de um Programa de Ensino de dança para o 2º ano do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação da UFPA. Partindo da hipótese de que a dança enquanto área de conhecimento autônoma é capaz de educar os sujeitos a partir do estudo de seus conteúdos específicos, fundamento-me no direito ao aprendizado artístico elucidado na Lei de Diretrizes e Bases (1996) para tal elaboração. Relaciono a dança como linguagem tratada por Isabel Marques (2010) com a abordagem de dança-educação das autoras Thereza e Stephen Cone (2015), além de utilizar as propostas de conteúdos de Lenora Lobo e Cássia Navas (2007) aplicadas ao tripé Ler, Produzir e Contextualizar de Ana Mae Babosa (COUTINHO, 2009) no desenvolvimento metodológico do documento. Sendo o conhecimento em dança o alicerce desta pesquisa, analiso tal proposição como fomentadora do pensamento crítico e criativo em arte na instituição em questão.
 

This work proposes structuring a Dance Teaching Program for the second year of Primary School I of the School of Application of UFPA. Starting the hypothesis that dance as an autonomous area of knowledge is able to educate the subjects through the study of their specific contents, I am based on the right to artistic learning elucidated in the Law of Guidelines and Bases (1996) for such elaboration. I relate the concept "dance as a language" treated by Isabel Marques (2010) with the dance-education approach of the authors Thereza and Stephen Cone (2015), also using the content proposals of Lenora Lobo and Cássia Navas (2007) applied to the tripod Read, Produce and Contextualize by Ana Mae Babosa (COUTINHO, 2009) in the methodological development of the document. Being the knowledge in dance the foundation of this research, I analyze this proposition as fomenter of the critical and creative thought in art in the institution in question.
Fazer download