Autor(es):Nara Córdova Vieira e Daniela Maria Amoroso
Ano:2018
Comitê:Comitê Dança em Configurações Estéticas
Título:Andeja nos Ventos: pesquisa criação artística das mulheres Corta-Ventos da Banda de Congo José Lúcio Rocha de Airões MG
Resumo: 
 : Este artigo apresenta brevemente meus caminhos na pesquisa de mestrado. Este processo está em percurso no Programa de Pós-graduação em Dança na Universidade Federal da Bahia, sob orientação da professora doutora Daniela Maria Amoroso, e viabilizado pela bolsa de estudos CAPES. Esta pesquisa tem como sujeitas as corta-ventos da Banda de Congo José Lúcio Rocha de Airões, distrito de Paula Cândido – Minas Gerais: Maria de Lourdes Mateus e Marcelly Cristina Mateus Celestino. Vó e neta que contam, cantam e dançam suas histórias em afrografias. Com referências nos estudos da oralitura de Leda Maria Martins (1997 2003), dos processos de criação de Inaicyra Falcão dos Santos (2006) e etnocenologia de Armindo Bião (1995 1999). Além das metodologias de pesquisa InvestiCreación Artistica (PARGA MATA, 2017) e a Pesquisa com prática artística (FERNANDES, 2013). Com todas essas referências, traço grafias em dança em processo de criação nomeado Andeja nos ventos.
 

This article briefly introduces my trajectory in mastering research. This process is under way in the Post Graduate Program in Dance at the Federal University of Bahia, under the supervision of the professor Dr. Daniela Maria Amoroso, and made possible by the CAPES scholarship. This research is subject to the windswept of Congo Band José Lúcio Rocha of Airões, district of Paula Cândido - Minas Gerais: Maria de Lourdes Mateus and Marcelly Cristina Mateus Celestino. They are grandmother and granddaughter who tell, sing and dance their stories in afrographies. My references are the oral studies of Leda Maria Martins (1997, 2003), the creation processes of Inaicyra Falcão dos Santos (2006) and the researches in ethnocenology of Armindo Bião (1995 1999). In addition to the research methodologies, I also explore the InvestiCreación Artistica (PARGA, MATA, 2017) and the research with artistic practice (FERNANDES, 2013). With all these references, I am developing a dance creation process named Andeja nos ventos.
Fazer download