Autor(es):Raíssa Caroline Brito Costa
Ano:2018
Comitê:Comitê Interfaces da Dança e Estados do Corpo
Título:Corpo-Espaço: um experimento cartográfico no Centro Histórico Manauara
Resumo: 
 Baseado em discussões advindas da disciplina Seminário de Pesquisa em Artes do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da UNICAMP em interlocução com o projeto de pesquisa de doutorado apresentado pela presente discente, este artigo teve o intuito de desenvolver reflexões acerca da utilização da cartografia para potencializar a pesquisa da relação corpo-espaço nos “sites” escolhidos para produção de intervenções. O intuito é utilizar o centro da cidade de Manaus, visando possibilitar produções artísticas no ambiente urbano da cidade, perpetuando uma cultura de site specific ainda muito fragilizada no cenário cultural da mesma. No entanto, busca-se refletir esses processos como uma interlocução da história dos espaços e dos intérpretes, percebendo como o bailarino é influenciado pelo meio e como suas vivências influenciam nas experimentações propostas. Este texto trará reflexões sobre cartografia e ainda e relação corpo-espaço, por meio de um experimento realizado na praça São Sebastião da cidade de Manaus. Autores como Santos (2014), Takahashi (2010) Morais (2015), Passos Ramos e Kastrup (2015) foram suportes para a discussão e reflexão do tema.
 

Based on discussions the Seminar on Research in the Performing Arts within the Post-Graduate Arts Program of UNICAMP in dialogue with the doctoral research project presented by the present student, this article intends to developing reflections on the use of cartography to enhance the exploration of the body-space relationship in sites chosen for the production of interventions. The intention is to use the city center of Manaus, aiming to realize artistic productions in the urban environment of the city, perpetuating a site-specific culture that is still very fragile in the cultural scene of the same. However, it seeks to reflect these processes as an interlocution of the history of spaces and interpreters, perceiving how the dancer is influenced by the medium and how their experiences influence the proposed experiments. This text will utilize a cartographic process by way of a body-space relationship throughout an experiment carried out in the São Sebastião square in the city of Manaus. Authors such as Santos (2014), Takahashi (2010) Morais (2015), Steps Ramos and Kastrup (2015) provided support for the discussion and reflection of the theme.
Fazer download