Autor(es):Marcilio de Souza Vieira
Ano:2018
Comitê:Comitê Memórias e Devires em Linguagens de Dança
Título:História das ideias da dança na educação brasileira: possíveis configurações do ensino de dança em terras brasílica
HISTORY OF THE IDEAS OF DANCE IN BRAZILIAN EDUCATION: POSSIBLE CONFIGURATIONS OF DANCE EDUCATION IN BRAZILIAN LANDS
Resumo: 
 A pesquisa trata de refletir sobre os registros históricos do ensino da Dança no sistema de ensino brasileiro e suas possíveis trajetórias e desvios em que a Arte/Dança em suas diferentes formas teve que trilhar para conquistar o espaço de atuação no ambiente escolar. O recorte para o ANDA se dá observando quais as possíveis configurações que esse ensino percorreu ao longo do período colonial passando pelo império até a 1ª metade do século XX e quais as contribuições da Dança para a formatação do ensino de Arte no Brasil no período delimitado. Para tanto, questiona-se: como foi organizado o ensino de Arte/Dança na educação brasileira desde a catequização dos indígenas até o pensamento de organização de tal educação no Brasil monárquico e a primeira metade do século XX? A metodologia proposta baseia-se no princípio da atualidade da pesquisa histórica que provoca o impulso investigativo e a necessidade de responder questões que interpelam na realidade presente.
 

The research tries to reflect on the historical records of the teaching of Dance in the Brazilian education system and its possible trajectories and deviations in which the Art / Dance in its different forms had to tread to conquer the space of performance in the school environment. The cut for the ANDA is given by observing the possible configurations that this teaching went through the colonial period through the empire until the first half of the twentieth century and what the contributions of Dance to the formatting of art education in Brazil in the delimited period. In order to do so, we ask: how was the teaching of Art / Dance in Brazilian education organized the catechization of the natives to the thought of organizing such education in monarchical Brazil and the first half of the twentieth century? The proposed methodology is based on the current tenet of historical research that provokes the investigative impulse and the need to answer questions that address the present reality.
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