Autor(es):Robson Lourenço e Júlia Ziviani Vitiello
Ano:2018
Comitê:Comitê Memórias e Devires em Linguagens de Dança
Título:Passado-presente da percepção de si: escavando a preparação do artista da dança através de narrativas anatômicas
PAST AND PRESENT OF SELF PERCEPTION: CARVING OUT THE DANCE ARTIST PREPARATION THROUGH ANATOMICAL NARRATIVES
Resumo: 
 Este artigo reflete sobre o processo de criação do solo de dança contemporânea Passado-Presente da Percepção de Si, criado entre 2013 e 2107, como um dos resultantes do doutorado realizado no Instituto de Artes da UNICAMP. Baseado na análise das obras e cartas sobre anatomia de John Weaver (1721), Jean-Georges Noverre (1760 e 1807), François Delsarte (1992) e Ted Shawn (1963), desenvolve uma pesquisa em arte a partir de uma metodologia qualitativa, exploratória e processual, quando pondera artisticamente sobre as obras estudadas sob o viés de preparação corporal na dança. Reflete sobre os estudos anatômicos realizados pelos artistas em suas respectivas épocas e os confronta com possibilidades atuais. Através do solo de dança criado, propõe e revela questões que trespassam o corpo, ao argumentar que os sentidos, a intuição, o pensamento e o raciocínio são necessários para acompanhar a experiência da percepção do movimento.
 

This article reflect over the Contemporary dance solo Past Present of the Self-Perception. This solo was created between 2013 and 2017 based on the analysis of the works and letters on anatomy by John Weaver (1721), Jean-Georges Noverre (1760 e 1807), François Delsarte (1992) and Ted Shawn (1963), surveyed for a PhD thesis on Performance Arts/Dance at the Campinas State University/Brazil. It develops an art as research investigation through a qualitative, processual and exploratory methodology, when it artistically weighs on the bias of body preparation in dance, based on the anatomical studies performed by the artists and confronts them with current possibilities. Through the created dance solo, the authors pose and answer questions that pierce through the body, when arguing that the senses, intuition, thought and reasoning are necessary to follow the experience of movement perception.
Fazer download