Autor(es):Cristina da Conceição Resende e Victor Hugo Neves de Oliveira
Ano:2018
Comitê:Comitê Memórias e Devires em Linguagens de Dança
Título:O Toré indígena Tabajara: Corpo, cultura e transformações
Resumo: 
 Este trabalho busca compreender a cultura do povo Indígena Tabajara da Paraíba a partir da noção de corporeidade. Para tanto, partimos da questão: quais processos e interesses culturais vem produzindo uma transformação na representação do corpo indígena tabajara e acentuando a relevância social do Toré no processo de retomada e afirmação da indianidade? A partir dos estudos elaborados por Farias Barcellos (2012) e Grünewald (2005) pretendemos analisar a dança do Toré e as novas articulações corporais e sociais que os índios tabajaras promovem em seus processos de afirmação étnica. Observaremos ainda a religião como um ponto que intervém nessa reelaboração e na prática da dança do Toré pelos mais velhos.
 

This work seeks to understand the culture of the indigenous People Tabajara of Paraiba the notion of bodily. To do so, we start the question: what cultural processes and interests has been producing a transformation in the representation of the Tabajara indigenous body and accentuating the social relevance of the Toré in the process of resumption and affirmation of indianity? the studies elaborated by Farias Barcellos (2012) and Grünewald (2005) We intend to analyze the dance of the Toré and the new body and social articulations that the Tabajaras Indians promote in their processes of ethnic affirmation. We shall also observe the religion as a point that intervenes in this reelaboration and in the practice of the dance of the Toré by the Elders.
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