Autor(es):Carmen Anita Hoffmann e Thiago Silva de Amorim Jesus
Ano:2018
Comitê:Relato de Experiências com ou sem Demonstração Artística
Título:FIFAP – Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas: dança, educação, cultura e inserção comunitária
Resumo: 
 O presente texto relata experiências referentes ao Projeto de Extensão Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas – FIFAP (2013, 2015 e 2017). Trata-se de uma ação de impacto cultural, social, turístico e educativo que se expressa através de espetáculos, mostras, oficinas e de suas diferentes estratégias de promoção e difusão. É o resultado de ações e atividades desenvolvidas pela Universidade Federal de Pelotas e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, em parceria com a Prefeitura de Pelotas, através das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e pela Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, que atua como grupo anfitrião. A sua realização reafirma a importância de proposta extensionista para qualificar a educação inclusiva e formação complementar dos participantes, valorizando a diversidade cultural dos países envolvidos e a inserção comunitária da universidade.
 

This paper reports experiences related to the Extension Project of the International Festival of Folklore and Popular Arts of Pelotas - FIFAP (2013, 2015 and 2017). It is an action of cultural, social, tourist and educational impact that is expressed through performances, shows, workshops and its different strategies of promotion and diffusion. It is the result of actions and activities developed by the Federal University of Pelotas and the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, in partnership with the Municipality of Pelotas, through the Secretariats of Culture and Economic Development and Tourism, and by Abambaé Brazilian Dances Company, which acts as host group. Its implementation reaffirms the importance of an extension proposal to qualify the inclusive education and complementary training of the participants, valuing the cultural diversity of the countrie
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