Dança em Múltiplos Contextos Educacionais: práticas sensíveis de movimento

O Comitê Temático "Dança em múltiplos contextos educacionais: práticas sensíveis de movimento" abrigará pesquisas que abordem a dança como estéticas sensíveis em vários campos de saber do movimento, inclusive aquelas relacionadas a ambientes não formais de ensino.

Coordenador: Prof. Dr Marcílio De Souza Vieira (UFRN)


Dança como Área de Conhecimento: Perspectivas Epistemológicas, Metodológicas e curriculares

Abrange as pesquisas que discutem e propõem reflexões sobre perspectivas epistemológicas, metodológicas e curriculares de\em Dança nos diversos contextos formativos.

Coordenador: Profª Drª Neila Baldi – UFSM


Corpo e Política: implicações em modos de aglutinação e criação em dança

Entre confrontos e confluências convocamos possibilidades de coexistências que nos devolvam percepções d(n)a realidade com a qual dialogamos comprometidas entre o estético e o político. Nesse contexto as formas de criação, produção e difusão das artes do corpo vêm se transformando. Nesse fluxo, explorar a cena contemporânea a partir de seus processos políticos de criação e de seus processos políticos de organização. No lugar da comunhão e da posse, os atuais modos de aglutinação praticam outros tipos de pertencimento – movimentos de mobilização social que se transformam em coletivos temporários e nos modos próprios da recente produção artística. Desejamos investigar tais fenômenos através das formas de comunicação que inventam e da ambivalência e da dissimetria que os constitui.

Coordenador: Profª Drª Helena Bastos – USP


Dança e Tecnologia

Pretende-se no Comitê Temático Dança e Tecnologia, contextualizar e agrupar pesquisas que abordam as relações entre Dança e Tecnologia na perspectiva da intervenção da tecnologia na dança, em destaque suas mediações e suas relações com a produção artísticas e educacionais.

Coordenador: Prof. Dr. Sergio Ferreira do Amaral (UNICAMP)


Dança, memória e história

Este comitê temático visa reunir pesquisadores(as) que em suas investigações elegeram a dança e/ou seus fazedores como leitmotiv para compreensão e/ou interpretações de processos históricos. Sob esse prisma, descortinam-se temas relacionados à memória, lembranças, curadoria, arquivos, fontes históricas, relações de poder ao longo do tempo, processos de legitimação artística, cotidiano e historicidade das danças populares e estudos dedicados às interfaces entre memória, história e dança em suas distintas orientações epistemológicas. Este simpósio temático é um convite a pesquisadores(as) da arte e da cultura que tenham como horizonte discutir temas candentes de nossa tradição histórica quanto de nosso tempo presente.

Coordenador: Prof. Dr. Rafael Guarato - (UFG)


Relatos de experiência com ou sem demonstração artística

O Comitê Relatos de Experiência propõe, desde 2017, abrigar e oportunizar o compartilhamento de relatos de práticas artísticas, pedagógicas e/ou reflexivas ainda em estágio preliminar de problematização e que objetivem ou tenham potencial de delimitar recorte de questões para o posterior desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e ou artísticas.

Coordenador: Profª Drª Eleonora Campos da Motta Santos


Dança e diáspora negra: poéticas políticas, modos de saber e epistemes outras

O Comitê Temático deseja reunir pesquisas e reflexões sobre a produção de dança nos territórios da diáspora. Intenta criar um ambiente que incentive a produção de conhecimento crítico em torno dos fazeres e saberes engendrados pelas danças negras, concebidas como poéticas políticas que articulam modos de vida afro-diaspóricos, suas tradições, estéticas, corporalidades e desejos. Interessa-se pela reflexão sobre a análise e experimentação dos procedimentos de criação, as estratégias de produção cultural e artística, a geração de epistemologias próprias, as políticas afirmativas e de representação étnico racial no campo das artes, os processos de estruturação e difusão de pedagogias e metodologias de ensino, a elaboração e constituição de treinamentos, a análise de técnicas corporais e suas especificidades somáticas, os diálogos e mediações entre tradição e contemporaneidade, memória e ancestralidade, bem como, as possíveis correlações desses temas nos territórios da diáspora negra no Brasil e no exterior.

Coordenadores: Prof. Dr. Fernando Marques Camargo Ferraz - UFBA e Profa. Dra. Amélia Vitória de Souza Conrado


Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos

O presente comitê se propõe ao estudo, reflexão e difusão de saberes/fazeres em dança na contemporaneidade que tem como eixo condutor as produções de significado em torno das culturas populares. Para tanto, se interessa por danças de matrizes culturais diversas, em suas múltiplas possibilidades cênicas e educacionais, articulando produção de conhecimento que se orienta em diferentes medidas por conceitos como folclore, tradição, etnia, povo, e por todos os possíveis atravessamentos e desdobramentos decorrentes destas noções.

Coordenadores: Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus - UFPel e Prof. Ddo. Marco Aurelio Cruz Souza - FURB