TÍTULO

Nome completo do(s) autor(es) e a sigla da Instituição a qual pertence(m)

Selecionar o comitê temático


O texto de resumo deverá conter no mínimo 5.000 (cinco mil) e no máximo 6.000 (seis mil) caracteres com espaço. Deverá apresentar o objeto de estudo e a linha de pesquisa a qual o trabalho se vincula, além da problematização, hipóteses (quando houver), referencial teórico, metodologia e considerações gerais que julgue necessárias. Os Resumos serão avaliados por especialista de competência na área do Comitê Temático. Os trabalhos devem ser submetidos a um único Comitê Temático, escolhido em afinidade com a pesquisa. As ementas de cada Comitê Temático estão disponíveis no menu deste Portal da ANDA, caso haja dúvida a qual comitê encaminhar o Resumo.

As referências devem ser citadas exclusivamente no texto pelo sistema Autor-Data conforme a ABNT-NBR. Quando os nomes dos autores fazem parte do texto, estes devem ser seguidos do ano de publicação da obra entre parênteses, a exemplo de: Um ou dois autores “Segundo Daniel Dennett (2002) [...]”; Mais de dois autores: “Para Prado et al. (2002) [...]”. Quando os autores não fazem parte do texto deve ser utilizado o formato (SOBRENOME do autor, ano) ou (SOBRENOME do autor, ano, página), a exemplo de: “Compreendi então que eu era uma substância cuja essência ou natureza consiste somente no pensar [...]”. (DESCARTES, 2009, p. 42). No caso de citação de citação, usar o seguinte formato: “Para Matos (1990, p. 12) apud Bill (1998, p. 52) [...]”. Importante: Deve-se evitar ao máximo este último modelo de citação.

As citações com até 3 linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas. As citações com mais de 3 linhas devem estar em parágrafo único. Utilizam-se aspas simples, tanto nas citações curtas quanto nas longas, quando o trecho citado for aspeado no texto.

As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do artigo, abaixo do texto, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor e obedecendo à data de publicação; do trabalho mais recente para o mais antigo. Não devem ser abreviados títulos de periódicos, livros, nomes de editoras e de cidades. Para grifar os títulos das obras deve-se usar apenas negrito. A formatação das referências bibliográficas deve seguir os padrões normativos da ABNT-NBR. A seguir, alguns exemplos para livros, dissertações, teses, artigos e similares:

Livro:
SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro em negrito: subtítulo, em redondo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano.

Capítulo de Livro:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.), Título da Publicação em negrito: subtítulo, em redondo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

Artigo em Periódico Científico:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p.

Textos de Jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em negrito, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.

Artigo Científico publicado em Anais:
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em negrito. Cidade: editora, ano, p.

Trabalhos Acadêmicos (teses e dissertações):
SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.

Ao final do Resumo Expandido coloque endereço eletrônico do(s) autor(es) e dados curriculares (cinco linhas no máximo).

Palavras-chave: (quatro) em letras MAIÚSCULAS e separadas por ponto.

A submissão do resumo para o V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança deverá ser realizada diretamente no Portal da ANDA (www.portalanda.org.br), até a data limite de 15 de abril de 2017

Comissão Científica
Alexandre Molina (UFU)
Andreia Abdelnur Camargo (USP)
Elke Siedler
Eleonora Campos da Motta Santos (UFPEL)
Gilsamara Moura (UFBA)
Helena Katz (PUC/SP)
Joubert de Albuquerque Arrais (UFCA)